Praca-Relogio_84-20_fOTO-Cecilia-Bastos_USP-Imagem-03.jpg

Praça do Relógio - 10.12.2020 - foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade é considerada por muitos uma instituição burocrática, lenta e que dificulta as ações de seus alunos, servidores e docentes. Ainda que previsível, a existência de instâncias burocráticas na USP, dado o seu porte e enquadramento institucional, gera excessos de regulamentação em vários níveis. Não devemos naturalizar tal situação como definitiva.

Os servidores devem atuar com maior independência nas questões administrativas e os docentes se concentrarem nas atividades-fim.

 

NOSSOS COMPROMISSOS

1. Simplificar e agilizar a gestão em todos os níveis, priorizando ações dos gestores e docentes para o planejamento e dedicação às atividades-fim.

2. Otimizar ações administrativas através do uso de ferramentas digitais, permitindo que os processos sejam mais ágeis e efetivos, com comunicação mediada por instrumentos que deem segurança aos usuários, inclusive nas gestões financeira e de recursos humanos. Garantir que as ferramentas digitais não aumentem a carga administrativa do docente e sejam operacionalizadas pelos setores administrativos da Universidade.

3. Profissionalizar a gestão, atribuindo aos servidores competências administrativas atualmente restritas aos docentes, permitindo que os dirigentes possam dedicar-se às atividades-fim.

4. Reconhecer de forma significativa o envolvimento docente em políticas de gestão na avaliação da carreira.