Praca-Relogio_84-20_fOTO-Cecilia-Bastos_USP-Imagem-03.jpg

Praça do Relógio - 10.12.2020 - foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A situação atual do Sistema Nacional de Pós-graduação nacional é preocupante. A insegurança permeia todos os processos vigentes. Os próximos anos deverão ser caracterizados por discussões nacionais para definir o novo plano nacional de pós-graduação (PNPG), um novo modelo de avaliação realizado pela Capes e também mudanças no fomento. Independente dos sentidos que as concepções apresentarem, a USP deverá exercer sua liderança nesse processo, para que os valores acadêmicos que nos caracterizam sejam reconhecidos e integrados à elaboração das diretrizes a serem definidas.

 

NOSSOS COMPROMISSOS

  1. Rever e propor diretrizes para a pós-graduação na USP, assim como subsidiar as discussões nas agências federais e estaduais referentes aos rumos da pós-graduação nos próximos anos (PNPG, avaliação e fomento).

  2. Aprimorar e manter ações internas orientadas para a excelência na formação dos alunos de pós-graduação da USP.

  3.Manter o estímulo às crescentes ações de inclusão e apoio à permanência estudantil pelos programas de pós-graduação da USP.

  4. Estabelecer conexões com demandas oriundas dos setores públicos, empresariais e de organizações representativas da sociedade.


  5. Desenvolver mecanismos e estimular interações acadêmicas e científicas interinstitucionais, nacionais e internacionais, que agreguem valor e competências aos programas.

  6. Estimular o desenvolvimento de indicadores qualitativos que demonstrem as relações e impactos dos Programas nos contextos de interesse da sociedade.

  7. Atuar junto aos PPG para a produção, por área de conhecimento, de sumário demonstrativo das contribuições de seus achados e produtos ao desenvolvimento do Estado e do País. 

  8. Atuar fortemente para criar mecanismos que facilitem a colocação dos egressos da pós-graduação no mercado de trabalho. 

  9. Estimular os PPG a estabelecer e manter sintonia de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com princípios de sustentabilidade articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

10.  Apoiar os PPG em processos de autoavaliação dos resultados de seus estudos e pesquisas, conectando-os com a busca de efetividade em relação aos seus usos e aplicabilidade.