Praca-Relogio_84-20_fOTO-Cecilia-Bastos_USP-Imagem-03.jpg

Praça do Relógio - 10.12.2020 - foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade não pode deixar de assumir uma postura ativa como formuladora de políticas públicas capazes de enfrentar os grandes problemas nacionais, revalorizando o papel da ciência e da cultura no seio da comunidade. A USP é esteio da produção científica nacional e da formação de quadros altamente qualificados. Precisa, portanto, corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, à crise sanitária, às desigualdades sociais e regionais. A universidade deve estar pronta para dar respostas à necessidade de inovação tecnológica e econômica, assim como deve ajudar na busca de soluções para a reforma da educação pública, para as questões urbanas, entre outros desafios.

 

NOSSOS COMPROMISSOS

1. Construir e propor documentos que colaborem com a solução dos grandes problemas sociais que nosso país enfrenta, com base nos ODS da ONU.

    - Financiamento e organização do SUS.

    - Proposta para o aperfeiçoamento do ensino básico e médio.

    - Políticas para energia e meio ambiente.   

    - Melhorar a qualidade de vida nas cidades.

·   - Enfrentamento das diferenças sociais.

    - Política de urbanização de comunidades carentes.
 

   2. Mobilizar o quadro docente, discente e de servidores para identificar e atuar junto a diversos segmentos sociais, fortalecendo a terceira missão da Universidade, capilarizando a presença da USP na sociedade e estabelecendo novos mecanismos de interação com a comunidade.